segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O propósito de Deus para conosco - Ministração dada pelo Pastor Antonio Cirilo



lamininaO propósito de Deus para conosco - Uma pessoa pode mudar muitas coisas em sua trajetória de vida, porém, nenhum de nós pudemos, podemos ou poderemos alterar o propósito para o qual fomos criados. Deus nos criou com um propósito – este propósito é imutável. Se você conhece e decide viver de acordo com esse propósito, terá uma vida feliz e próspera; se você decidir viver o seu propósito pessoal, prepare-se, pois, não será nada fácil e no final de tudo se sentirá frustrado(a). A fonte de toda a frustração de um ser humano é viver num mundo paralelo, num propósito paralelo ao que Deus planejou para todos nós.
Tudo começou lá no Jardim do Éden. A Bíblia diz que o Senhor Deus criou todas as coisas através da sua palavra. E disse Deus: haja luz e houve luz, etc, mas quando chegou o momento de criar o corpo do homem, além de declarar: “façamos o homem aa nossa imagem, segundo a nossa semelhança”, ao invés de ordenar que se fizesse, como se deu com os demais itens da criação, o Senhor Deus tomou por si mesmo o pó da terra e formou o corpo humano com suas próprias mãos, já deixando claro que estava formando algo totalmente especial.
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7)
Deus poderia ter feito o nosso corpo usando de materiais mais resistentes ou até mesmo mais nobres, tais como ouro, diamante, enfim, matéria prima é o que não faltava. Mas, Ele escolheu o barro. Porquê? Porque, na verdade, Ele estava construindo um vaso. Quando um Oleiro fabrica um vaso ele o faz já sabendo o que vai ser colocado dentro desse vaso. Cada vaso é feito com um propósito específico. Deus, ao criar o nosso corpo já sabia exatamente para qual finalidade o estava criando. E este propósito fica totalmente claro quando, após criar o corpo do homem, o SENHOR Deus sopra nas suas narinas o fôlego da vida… o seu Espírito Santo. O nosso corpo foi criado para ser cheio do Espírito Santo de Deus. Este é o propósito principal da nossa existência humana.
Aqui está a fonte da toda frustração humana. Uma pessoa pode conquistar tudo: o pódio mais alto, a maior riqueza material do planeta, o maior título na área profissional, a maior condecoração por mérito no esporte, pode ganhar o prêmio Nobel, o trofeu de campeão do mundo, da galáxia, mas, se o Espírito santo não estiver habitando dentro dessa pessoa, quando ele deita a cabeça no travesseiro para dormir, bem lá dentro ele ou ela se sentem frustrados, cansandos até mesmo do próprio sucesso.
Quando Deus criou o ser humano Ele soprou sobre ele e o mesmo ficou cheio do Espírito Santo. Entretanto, por causa do pecado (desobediência a ordem de Deus), Adão, o primeiro homem pecou e foi destituído da glória de Deus e consequentemente gerou filhos e filhas destituídos da glória de Deus, do Espírito Santo.
Deus sabia que isso poderia acontecer, pois, criara o homem com liberdade de escolha e sabia que ele poderia escolher a desobediência e consequentemente a morte. Então, de antemão Deus também preparou o Salvador para entrar em ação caso o homem pecasse. Por causa da morte do Salvador, hoje, a glória de Deus, o Espírito Santo está sendo RESTITUÍDO aos homens e mulheres que o desejam. Assim como a destituição da glória de Deus aconteceu como fruto da vontade humana, da mesma forma acontece em relação aa restituição. Se você deseja ser restituído da glória de Deus, aceite a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, pois, em tudo aquilo que Adão falhou, Ele, aa nossa semelhança foi fiel; e por causa da sua morte o salário do pecado foi pago. Você foi substituído lá na Cruz. Sem merecer, Jesus Cristo morreu a tua morte, para que, sem merecer você pudesse herdar a vida dEle. A vida de Cristo é aquela mesma que estava em Adão no Éden… é a  Glória de Deus, o Espírito de Deus.
RECAPITULANDO – Após perder a vida, a imagem, a glória de Deus Adão gerou uma raça aa sua imagem e semelhança… pecadora e destituída da glória de Deus: Gênesis 5:3 “Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem…”
Assim, todos nascemos pecadores:  Romanos 3:23-26 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus…” se careçem é porque perderam.
Todos podemos ser salvos: Romanos 3:24 “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.”
Quando aceitamos esta maravilhosa salvação nos tornamos aptos para receber de volta dentro de nós o Maravilhoso e Único Espírito Santo de Deus: João 20:19-23 “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos.”
A mesma coisa que o Senhor Deus fez no Jardim do Éden ao criar o homem, o nosso Senhor Jesus faz aqui ao recriar-nos – Ele sopra e diz: “Recebei o Espírito Santo”. E quando recebemos o Espírito Santo em nós, além dele testemunhar ao nosso espírito que somos filhos de Deus, Ele faz com que algumas coisas começam a acontecer e elas precisam ser desenvolvidas por cada um de nós:Marcos 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”
Então este é o propósito da nossa existência humana – carregar dentro de nós o Maravilhoso Espírito Santo. Nossa corpo é uma lâmpada, nossa autoridade espiritual é o óleo e o Espírito Santo é o Fogo de Deus. Quando tudo isso se ajunta, se torna convergente, nos tornamos luz para nós mesmos e para os que estão nas trevas.
Em 1 Coríntios 6:19,20 lemos: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
A palavra de Deus não esta se referindo ao meu espírito, alma… aqui trata-se do meu corpo, do teu corpo, certo? Uma vez que entregamos nossa vida a Cristo o nosso corpo não nos pertence mais, pertence a Deus para ser cheio do Espírito. A grande luta do Cristão é que ele entrega a Deus o coração e a alma e esqueçe de entregar o corpo. Isto gera um profundo desequilíbrio no ralacionamento com Deus que leva a uma vida cristão frustrada e infrutífera. Mas, quando entendemos e resolvemos viver de forma racional, prestando um culto racional a Deus neste sentido, não mais vivemos, mas, Cristo passa a viver através de nós, pois a vida que vivemos na carne, vivemos pela fé no Filho de Deus e, por causa disso, o pecado, que opera através da nossa carne, não tem mais domínio sobre nós.
Hoje nos nossos dias as igrejas estão cheias de pecados carnais, até mesmo entre os seus líderes. Adultérios, homosexualismo, roubos, prostituições (sexo antes do casamento), fornicações (vida sexual ativa antes do casamento), bisexualismo, Incestos, embriaguês, glutonarias, ciumes, até mesmo de coisas espirituais, disputas religiosas, orgulho… acho que orgulho devo até escrever com letras MAIÚSCULAS… o orgulho, na minha opinião é o “orgasmo do ego humano”. Ele é a motivação oculta de muitos outros pecados, enfim, tudo isso tem acontecido por essa simples razão: pessoas entregaram a Deus o seu coração, sua alma, mais ainda não entregaram o corpo. Pense nisto: o teu corpo não te pertence mais… ele foi comprado por preço… glorificai a Deus através do seu corpo. O corpo necessita de satisfação e há somente duas coisas que podem satisfazê-lo: 1 -  a Glória de Deus; 2 – o pecado. O que você escolhe? Vida ou morte? Escolhe a vida e vive. Eu assim como você sou tentado todos os dias. Mas cada um de nós somos tentados pela nossa própria cobiça que  nos atrai e seduz… quando pecamos o diabo entra em ação para requerer seus direitos. Não dê o seu direito a ele… mantenha a sua coroa… faça o que for preciso… seja cheio do Espírito Santo… abra sua vida com as pessoas de sua confiança, declare suas fraquezas, busque ajuda, mesmo que você perca sua reputação perante as pessoas. Existem coisas mais valiosas que nossa reputação.
Romanos 8:3-14 “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
Romanos 12:1”Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
Mais uma vez, uma exortação para apresentarmos nosso corpo a Deus. Se você entender e fizer isso o pecado não terá domínio sobre ti. Com esse entendimento nos tornamos despenseiros de uma propriedade que pertence Deus. Passamos a cuidar do corpo como um mordomo cuida da casa do seu senhor. Passamos a cultuar ao Deus †odo poderoso através do nosso corpo. Não podemos fazer tudo e de tudo, comer tudo e de tudo, beber tudo e de tudo, cheirar tudo e de tudo, fumar, dormir mal, etc, pois, a palavra do Senhor afirma: 1 Coríntios 3:17 “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.”
Em função disto a palavra do Senhor lista a glutonaria(comer demasiadamente), bebedice(beber demasiadamente qualquer tipo de líquido), embriaguês (bebidas fermentadas em demasia até sentir zonzura, tonteira, etc. Tem muito crente se embriagando em nome da “liberdade”), pois, tudo isto traz destruição para o corpo que foi criado para receber e armazenar a Glória do Senhor.
Mas, pastor Antônio Cirilo, o meu corpo morrerá de qualquer forma. Sim, mas você receberá outro, pois, para cumprir o proposito para o qual você foi criado o corpo se faz necessário.
Filipenses 3:20,21; 4:1 “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas. Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.”
1 Coreintios 15:52-54 “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”
Os nossos corpos foram criados com a capacidade de receber e armazenar a Glória de Deus. Isso não tem nada haver com a nossa teologia, com a maneira que entendemos Deus. Eu estou falando de coisas físicas. A Glória do Senhor é física embora seja invisível. Quando a Glória do Senhor encheu o templo os sacerdotes tiveram que sair, pois Ela encheu o templo, não cabia mais ninguém. A Glória do Senhor se manifestou queimando o sacrifício de Abrão, dos pais de Sansão, de Davi, etc. O vento é invisível mas você pode senti-lo através do corpo e também ver os seus efeitos  ao seu redor. Assim também é a Glória do Senhor: invisível, mas, real e palpável. O nosso corpo foi minuciosamente projetado e construido por Deus para catalizar, armazenar a sua Glória, indiferente da nossa teologia.
2 Reis 13:20,21 “Morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, bandos dos moabitas costumavam invadir a terra, à entrada do ano. Sucedeu que, enquanto alguns enterravam um homem, eis que viram um bando; então, lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, logo que o cadáver tocou os ossos de Eliseu, reviveu o homem e se levantou sobre os pés.”
Eliseu era somente ossos secos, porém a Glória do Senhor ainda estava lá. Cada parte do nosso corpo humano foi minuciosamente projetada para receber e armazenar a Glória do Senhor. O profeta Elizeu já era morto e aqui a Bíblia está falando dos ossos meramente físicos. Ossos não expressam opiniões, conceitos elevados sobre Deus… eles são simplesmente ossos. Muitas vezes as muitas letras fazem os homens delirarem. Muitas vezes a sabedoria humana, até mesmo a respeito de Deus acaba por nos afastar da simplicidade da Glória do Senhor. Você, cada célula do seu corpo precisa ser cheio da Glória de Deus, somente isto. Entre no seu quarto todo dia, pelo menos uma hora por dia antes de sair para o trabalho… entre lá com o teu Pai em secreto e o teu Pai que VÊ em secreto te recompensará com a sua glória. Entre lá, coloque um cd de adoração e seja cheio. Não é o que você diz que vai atrair a Glória de Deus… é você, simplesmente você lá, abandonado nos braços do Pai Celestial. Seja cheio.
A título de informação, vou repassar da forma que recebi, existe uma proteina chamada LAMININ que é responsável por ligar uma célula a outra. Sem essa proteina nós não teríamos forma definida – tudo em nós como cabelos, pele, ossos, orgãos, etc seria uma porção de líquido e de pó. O maravilhoso é que, assim como um fabricante imprime sua marca no seu produto, um artista imprime sua assinatura em sua arte, Deus, o nosso Criador imprimiu em nosso corpo  a marca da Cruz. Veja as fotos dessa proteína bem como a forma que os cientista usam para estudarem sua estrutura.
laminin1
laminin 2
laminin 3
O corpo de cada cristão, ateu, esotérico, mulçumano, agnóstico, etc, etc e etc, carregam em si esta marca, a marca da cruz.
Deus sabia desde o princípio que a ciência se multiplicaria e que, o acúmulo de informações poderia gerar soberba e afastamento dos homens em relação a Ele. Mas, como podemos perceber, ele cuidou dos detalhes e, meus amigos, acreditem em mim: ISTO É SÓ O COMEÇO.
Todos necessitamos ser cheios da Glória de Deus, pois, os nossos corpos cheios da Glória, juntos, formamos o corpo glorioso do Senhor Jesus – a igreja. Efésios 1:22,23 “E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”
1 Ts 5.23,24 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.”
Deus te abençoe grandemente,

Pastor Antônio Cirilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário